Loading...

FAQ

NESTA SEÇÃO VOCÊ PODERÁ TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS

01- O que é o Projeto JORNADAS Saraiva?

O Projeto JORNADAS é destinado a professores que gostariam de enriquecer a sua aula, unindo o conteúdo didático a ferramentas digitais que facilitam a exposição da informação, tornando assim a aula mais interativa e mantendo o livro físico como principal suporte. É composto por Livro Impresso + LIDi ( Livro Interativo Digital online) + ebook (Livro digital para tablet). Trata-se de uma proposta didática inovadora, nas dimensões impressa e digital, concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades desde o Ensino Fundamental II. Apresenta as cinco disciplinas do Ensino Fundamental II: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, e também oferece materiais extras para aluno e professor: Materiais para o aluno: # Livro impresso: livro do aluno na versão impressa; # LIDi — Livro Interativo Digital: é o Livro Interativo Digital Saraiva. Ele é a versão integral do livro do aluno na tela do seu computador com conteúdos adicionais e ferramentas especiais que permitem manusear textos, gráficos e imagens, incluir anotações, dentre outras funcionalidades. Os alunos podem encontrar informações extras dentro do próprio livro; # Livro Digitalebook: os alunos terão acesso à versão do Projeto JORNADAS para tablets com todas as vantagens que isso traz, tais como  portabilidade, navegação não linear, marcação de leitura, objetos digitais etc. Materiais para o professor: # Livro impresso: livro do professor na versão impressa e integral, acompanhado de Manual com respostas, orientações e sugestões; # LIDi — Livro Interativo Digital: é o Livro Interativo Digital Saraiva. Ele é a versão integral do livro do professor na tela do seu computador com conteúdos adicionais e ferramentas especiais que permitem manusear textos, gráficos e imagens, incluir anotações, dentre outras funcionalidades. Os professores podem encontrar informações extras dentro do próprio livro; # Livro Digitalebook: os professores terão acesso à versão do Jornadas para tablets com todas as vantagens que isso traz, tais como portabilidade, navegação não linear, marcação de leitura etc.; # Banco de Questões: o professor poderá escolher e extrair questões, montá-las como quiser e imprimi-las para aplicar em sala de aula ou como exercícios, ou como avaliações. # Assessoria pedagógica: a Editora Saraiva conta com uma estrutura especial para dar todo apoio ao professor na utilização do Projeto JORNADAS: acompanhamento e capacitação de professores para o uso do livro didático impresso combinado ao do digital (LIDi — Livro Interativo Digital); auxílio no planejamento escolar; acompanhamento periódico presencial; suporte a distância. Os livros que fazem parte do Projeto JORNADAS:

 
Jornadas.port: Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho Jornadas.mat: Fausto Arnaud Sampaio Jornadas.cie: Maíra Rosa Carnevalle Jornadas.hist: Maria Luísa Vaz e Silvia Panazzo Jornadas.geo: Marcelo Moraes Paula e Angela Rama    

02- O que é o LIDi – Livro Interativo Digital?

É o Livro Interativo Digital Saraiva. Ele é a versão integral do livro do aluno e do livro do professor na tela do computador, com conteúdos adicionais e equipados com ferramentas que permitem interagir diretamente sobre as páginas das obras. Professor e alunos poderão encontrar informações extras dentro do próprio livro, manusear textos, gráficos e imagens, incluir anotações dentre outras facilidades.

03- Quais os requisitos mínimos para utilização do LIDi – Livro Interativo Digital?

Em computadores com: Sistema Operacional: Windows XP - Processador Intel Pentium 4 a 2,33 GHz ou Athlon 64 a 2800 - 1 GB de Memória RAM Linux - Fedora Core 12, Ubuntu 9.10 ou OpenSUSE 11.2 - Processador Intel Pentium 4 a 2,33 ou Athlon 64 a 2800 - 1 GB de Memória RAM Macintosh - MAC OS 10.4.9 - Processador Intel Core Duo 1,33 GHz - 1 GB de memória RAM Navegadores: - Internet Explorer 8.0 - Safari 5 - Chrome 22.0 - Firefox 15.0 Plug-ins: - Adobe Air 2.0 - Flash Player 11 - Acrobat Reader Kit Multimídia e conexão com a Internet # Para baixar o Adobe Air: Acesse o site do fabricante: http://get.adobe.com/br/air/ # Para baixar o Flash Player: Acesse o site do fabricante: http://get.adobe.com/br/flashplayer/ Para verificar a versão dos softwares do seu equipamento: Windows XP: Iniciar >> Configurações >> Painel de Controle a) Clique duas vezes sobre o ícone “Adicionar ou Remover Programas”. b) Ao abrir a janela com a lista de programas instalados em seu computador, clique sobre o ícone do programa a respeito do qual deseja obter informações. c) Serão exibidas algumas informações básicas do programa, como tamanho, uso e a última vez em que o programa foi utilizado. d) Logo abaixo do nome do programa existe o link “Clique aqui para obter informações de suporte”. Clicando sobre esse botão, será exibida a versão do programa. Windows Vista e Windows 7: Windows >> Painel de Controle >> Programas >> Programas e Recursos a) Clique em “Modos de Exibição” e selecione a opção “Detalhes”. b) Caso a coluna “Versão” não esteja aparecendo, clique com o botão direito do mouse sobre a barra superior que contém as informações “Nome”, “Editor”, “Instalado em” e “Tamanho”, e clique na opção “Mais…”. c) Uma janela será aberta com as informações do programa que deseja exibir na tela. Marque a opção “Versão” e em seguida em “Ok”. Como verificar as versões dos browsers: Internet Explorer: 1- Abra o Internet Explorer 2- Clique no item “Ajuda” do menu 3- Clique em “Sobre o Internet Explorer” Mozilla Firefox: 1- Abra o Mozilla Firefox 2- Clique no item “Ajuda” do menu 3- Clique em “Sobre o Firefox” Google Chrome: 1- Abra o Google Chrome 2- Clique em “Personalizar e Controlar o Google” 3- Clique em “Sobre o Google Chrome” LIDi — Livro Interativo Digital não é compatível com dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones. Esses dispositivos não suportam Flash.  

04- Posso utilizar o LIDi – Livro Interativo Digital no MAC?

Sim. O LIDi — Livro Interativo Digital funciona em máquinas Macintosh a partir do OS 10.4.9, processador Intel Core Duo a 1,33 GHz, memória RAM 1Gb. Browser Safari 5.0, Flash Player 11 e Acrobat Reader. Observação importante: Esses requisitos mínimos são restritos ao uso da versão online do LIDiLivro Interativo Digital.

05- Como posso ativar o LIDi – Livro Interativo Digital?

A ativação do LIDiLivro Interativo Digital é muito simples. Junto ao material impresso, há na primeira página uma chave de ativação. Para realizar a ativação do seu LIDiLivro Interativo Digital, apresentamos os procedimentos necessários, passo a passo: 1. Acessar o portal: http:// jornadas.editorasaraiva.com.br 2. Inserir login e senha (caso ainda não possua o cadastro, clique em “cadastre-se aqui”). 3. Entrar em “Ativar LIDi”. 4. Inserir o código de ativação (disponível na primeira página do livro impresso) e clique no botão “Ativar”. 4.1 Para chaves de professores, uma nova opção será aberta para vincular essa chave a uma escola. Serão apresentadas as opções de busca por UF, Cidade e Nome da Escola. ATENÇÃO: certifique-se de que a seleção da escola está correta, incluindo a unidade. 5. O seu LIDi — Livro Interativo Digital estará disponível em “Minha Página”.

06- Como posso cadastrar uma senha?

A senha de acesso ao LIDi – Livro Interativo Digital é definida no momento do cadastro do usuário. Para a realização desse cadastro, o usuário deverá incluir seu nome, e-mail e senha, bem como ler e aceitar os Termos de Uso do site. Caso o usuário já seja cadastrado, mas tenha esquecido a senha, haverá a opção de “Esqueceu sua senha?”. Nessa página será requerido o login (e-mail) que, ao ser informado, remeterá um kit de acesso para o e-mail do usuário.

07- Quem não é adotante do Projeto JORNADAS pode ter acesso à versão e-book?

Não. O não adotante pode acessar somente uma unidade-modelo de cada obra.

08- É necessário adotar todas as obras para obter acesso?

Não, não é necessário adotar todas as disciplinas para que o acesso seja obtido.

09- A obra sofrerá atualização anualmente?

O LIDi – Livro Interativo Digital do Projeto JORNADAS será atualizado a cada nova edição das obras disponíveis, e o e-book,  uma vez por ano.

10- Por que não estou conseguindo visualizar todas as disciplinas que adoto?

O professor adotante receberá todo o material impresso relativo às matérias que adota. Cada material possui uma chave exclusiva que permitirá a ativação daquela disciplina. Cada código refere-se a um livro. Para usar os quatro, é necessário ativar cada um deles.

11- Posso comprar apenas a versão digital do LIDi – Livro Interativo Digital?

Não. Para mais informações, entre em contato pelo Fale Conosco ou pelo telefone 0800-0117875, de 2ª a 6ª  das 8h30 às 19h30.

12- Se o aluno é reprovado, como poderá ter acesso novamente ao conteúdo?

Considere a vigência do LIDi — Livro Interativo Digital, que para alunos é de 12 meses, a partir da ativação. Passado esse período, a vigência expira e o acesso é negado. Para mais informações, entre em contato pelo Fale Conosco ou pelo telefone 0800-0117875, de 2ª a 6ª das 8h30 às 19h30.  

13- Como o professor pode inserir texto no LIDi – Livro Interativo Digital?

No menu “Livro do Professor” existe o botão “Minhas aulas”. Ao clicar nesse botão, o professor acessa uma área de criação de slides nos quais é possível digitar textos. Para isso, basta escolher um layout de slide com pautas. Para importar arquivos de texto, basta clicar no botão “Importar um documento externo”, localizar o arquivo no seu computador e clicar em “Abrir”. É possível incluir textos e imagens a qualquer momento. Todas as alterações, anotações e documentos importados para a versão online do LIDiLivro Interativo Digital ficarão salvas.

14- Como o professor pode inserir vídeos no “Minhas aulas” do LIDi – Livro Interativo Digital?

No menu do “Livro do professor” existe o botão “Minhas aulas”. Ao clicar nesse botão, o professor acessa uma área de criação de slides nos quais é possível inserir vídeos. Para isso, basta escolher um layout de slide com um quadro branco. Para inserir um vídeo do LIDi — Livro Interativo Digital nesse espaço, basta localizá-lo no livro e arrastá-lo para o slide. Para utilizar um vídeo próprio, basta clicar no botão “Importar um documento externo”, localizar o arquivo no seu computador e clicar em “Abrir”.

15- É possível recortar uma parte do texto do LIDi – Livro Interativo Digital que não está em área ativa para efeito de comparação?

Sim, é possível, desde que se utilize a ferramenta “Importar um Instantâneo (Máquina Fotográfica)”. * Esse recurso estará disponível após a criação de uma aula pelo professor. Área ativa:  Ao navegar pelas páginas do LIDiLivro Interativo Digital, as áreas se destacam com o passar do cursor. Permite utilizar todos os recursos do LIDiLivro Interativo Digital. Ex.: Possibilita comparar trechos de textos e imagens de diferentes páginas ou também diminuir e aumentar textos e imagens.

16- Consigo copiar e utilizar imagens do LIDi – Livro Interativo Digital fora desse ambiente para montar minhas aulas?

Não, pois não é possível usar conteúdo do LIDiLivro Interativo Digital fora do ambiente dele.

17- Como posso marcar texto no LIDi – Livro Interativo Digital?

Por meio do Marcador de Texto, disponível na ferramenta “Estojo”, que se abre à esquerda da tela do LIDi – Livro Interativo Digital.

18- Como posso aumentar ou reduzir a visualização de uma imagem?

Na página da obra ou dentro de uma área ativa, por meio da ferramenta “Zoom”, no canto inferior à direita da tela.

19- Como posso aumentar ou reduzir a visualização de um texto?

Na página da obra, por meio da ferramenta “Zoom”, no canto inferior à direita da tela.

20- É possível imprimir o conteúdo?

As páginas do LIDi – Livro Interativo Digital não podem ser impressas, mas alguns objetos de aprendizagem, assim como anotações, apresentações em Power Point,  PDFs e as aulas, por exemplo, permitem impressão. Objetos de aprendizagem:  São todas as animações, vídeos e áudios.

21- É possível salvar os vídeos?

Não. Eles só podem ser acessados dentro do ambiente LIDiLivro Interativo Digital. É possível criar links no LIDiLivro Interativo Digital e acessar os vídeos a partir deles.

22- É permitido ao aluno anexar materiais no seu LIDi – Livro Interativo Digital?

Não, apenas ao professor. O aluno pode fazer marcações e incluir notas e comentários por meio das ferramentas do LIDi — Livro Interativo Digital. Ele pode salvar essas anotações feitas em seu próprio LIDiLivro Interativo Digital.

23- O aluno pode salvar material anexado pelo professor no LIDi – Livro Interativo Digital?

Sim. O aluno pode importar aulas disponibilizadas pelo professor para o LIDi – Livro Interativo Digital. Se o professor anexou algum documento a essa aula, como um PDF ou arquivo do Word, o aluno pode salvar esse conteúdo separadamente em seu computador.

24- Como posso encaminhar a aula para o aluno?

Algumas formas de encaminhar a aula para o aluno: por e-mail, salvar no CD-ROM, salvar no pendrive, salvar em blog ou inserir o material no site da instituição em área restrita ao aluno (rede da instituição). Não é possível o envio de aulas por intermédio do LIDiLivro Interativo Digital. Vale ressaltar que, quando salvo, o arquivo só será aberto no LIDiLivro Interativo Digital do aluno em “Aulas”, de preferência na obra correspondente (se ele for aberto em outra obra e nesta houver áreas ativas, essas últimas não serão apresentadas). Como os LIDisLivros Interativos Digitais não se conversam, não é possível exportar aulas por intermédio deles. Somente será possível exportar aulas por ambiente externo. O formato de arquivo salvo na máquina ao exportar a aula será zipado e codificado e só poderá ser aberto dento do LIDiLivro Interativo Digital correspondente.

25- O LIDi – Livro Interativo Digital do aluno permite inclusão de respostas, ou seja, é consumível?

O LIDiLivro Interativo Digital do aluno não permite respostas, somente anotações. Essas anotações poderão ser utilizadas pelo aluno como forma de inserir respostas no próprio LIDiLivro Interativo Digital, mas sempre em formato de anotação, e não interativo, com campos para respostas “digitáveis”. A inserção de notas pode ser feita a partir dos marcadores disponíveis na ferramenta “Estojo”, que se abre à esquerda na tela do LIDi Livro Interativo Digital. O aluno pode incluir notas clicando no ícone referente à “Texto ou Lápis”. Para não sobrepor a caixa de diálogo ao texto, basta arrastar as caixas.  

26- Quando o professor leciona para salas diferentes (ex: 6° A, 6° B e 6° C), ao anexar materiais em “Minhas Aulas” no LIDi – Livro Interativo Digital, todos os alunos, sem exceção, visualizarão essas aulas ou tem como ser feita a divisão de qual material será destinado para cada uma das salas?

O recurso “Minhas Aulas” permite que o professor monte diversas aulas (arquivos diferentes) e as disponibilize ou não para os alunos. Ele pode montar aulas diferentes por sala, salvar todos esses arquivos e disponibilizar para cada sala o arquivo correspondente. O “Minhas Aulas pode ser considerado como se fosse um Power Point integrado ao LIDi — Livro Interativo Digital . O facilitador é copiar textos e imagens e inserir vídeos e animações que já estão no próprio LIDi — Livro Interativo Digital. Enquanto no Power Point o professor precisaria de um arquivo PDF para recortar a imagem desejada e tratá-la para não ficar muito pesada, com o “Minhas Aulas ele pode resolver tudo isso apenas em 2 cliques. Ele seleciona, arrasta e solta a imagem no template que escolheu. Cada aula montada deve ser salva e ficará ali disponível para ser usada e para ser disponibilizada para os alunos quando e se o professor quiser. Todos esses arquivos criados e salvos em “Minhas Aulas ficam dentro do LIDi — Livro Interativo Digital. Cada professor tem um espaço de 20MB por escola, e cada arquivo só poderá ter no máximo 3MB. Recomenda-se backup das aulas para melhor aproveitamento da utilização do espaço disponível (todas essas informações podem ser encontradas nos termos de uso). Importante lembrar alguns pontos: 1 - O simples fato de um professor montar uma aula e salvar o arquivo no LIDi — Livro Interativo Digital e na máquina dele não significa que o aluno já tenha o material disponível para visualização. Um arquivo de aula (montado e salvo em “Minhas Aulas”) só fica disponível para a visualização do aluno se o professor enviar o arquivo para o aluno. 2 – Esse envio de arquivo de aulas não é automático pelo LIDi — Livro Interativo Digital. O professor precisa salvar esse arquivo na máquina dele, anexar o arquivo a um e-mail e enviar normalmente por e-mail ao grupo de alunos que ele quiser. 3 – Esse arquivo gerado em “Minhas Aulas” não é visualizável fora do LIDi — Livro Interativo Digital, ou seja, se um aluno receber o arquivo, mas não tiver o LIDi — Livro Interativo Digital ativado, não conseguirá visualizar nada. Ele precisa, necessariamente, do LIDi — Livro Interativo Digital para visualizar o material (só pra constar, esse arquivo, quando salvo na máquina e aberto sem o LIDi — Livro Interativo Digital, aparece como um bloco de notas com vários códigos). 4- Já quando falamos em anotações, esse é um outro recurso. Elas são feitas na página do livro e, uma vez salvas, aparecerão naquela página toda vez que o usuário (aluno ou professor) abrir seu LIDi — Livro Interativo Digital.

27- Como consultar o conteúdo do Projeto Jornadas Saraiva versão e-book no tablet?

Já está disponível a versão Android do e-book para o Projeto JORNADAS no tablet para acesso: 1- Baixar o leitor clique aqui; 2- Instalar gratuitamente; 3- Acessar o Leitor; 4- Autentique-se com seu login e senha utilizados no site do Projeto JORNADAS Saraiva (para visualização da versão e-book é necessário o seu LIDi – Livro Interativo Digital estar ativado veja veja como ativar na pergunta 05)

28- Como consultar o conteúdo off-line* do LIDi – Livro Interativo Digital Saraiva da obra Projeto JORNADAS Saraiva?

Já está disponível a versão off-line do LIDi – Livro Interativo Digital para acesso: 1- Acessar o portal: www.jornadas.editorasaraiva.com.br; 2- Inserir login e senha; 3- Em Minha página; 4- LIDi off-line; 5- Autentique-se com seu login e senha utilizados no site do Projeto JORNADAS Saraiva. Para dúvidas de utilização da solução off-line na página temos um FAQ com perguntas e respostas para esclarecimentos. *Exclusivo para professores adotantes